- 210 549 566
- geral@almadacare.pt
- Marcar consulta
As análises clínicas são meios complementares de diagnóstico que permitem não só estabelecer o diagnóstico e prognóstico de uma patologia, como também fazer a sua monitorização. Apesar de comumente associadas à colheita e processamento de amostras de sangue, também é possível realizar análises à urina e às fezes, bem como aos demais fluídos biológicos. A Medicina Laboratorial permite ainda monitorizar a administração de fármacos e o respetivo efeito.
Aconselha-se a realização de análises clínicas de rotina, que permitem avaliar o funcionamento do organismo de uma forma geral. Contudo, é importante ressalvar que a interpretação dos resultados é sempre realizada pelo seu médico assistente. O facto de o parâmetro se encontrar fora dos valores de referência, nem sempre é indicativo de patologia. Por isso, o aconselhamento médico é imprescindível tanto na prescrição como na interpretação.
Consulte os nossos especialistas!
Deverá sempre consultar o seu médico para que a prescrição seja adaptada ao seu caso. Apesar de existirem parâmetros mais comuns, isto não significa que se aplicam a todos.
Nem todos os parâmetros carecem de jejum para a sua determinação, como é o caso do Hemograma ou do Tempo de Protrombina. Com efeito, análises como a glicose e o colesterol requerem que fique sem comer durante algumas horas. O tempo de jejum necessário deverá ser confirmado no posto de colheitas.
Pode beber um copo de água antes de realizar as análises. Contudo, o ideal é que não beba em grande quantidade para não interferir com os resultados das análises da urina.
Existem parâmetros que é possível serem alterados por simples anti-inflamatórios, ou até mesmo por excesso de vitaminas. Assim, o ideal será informar o técnico aquando da colheita de forma a ser aconselhado.