- 210 549 566
- geral@almadacare.pt
- Marcar consulta
A Terapia da Fala é responsável pela prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico de diversas áreas. Não apenas a comunicação, a linguagem, a voz e a disfluência, como também a deglutição, a motricidade oro-facial, a leitura e a escrita e articulação.
Assim, as principais áreas de intervenção da terapeuta da fala são na comunicação, diminuindo as dificuldades na interação com os outros, e na linguagem e melhorando a compreensão e a expressão.
Além destas, o terapeuta da fala auxilia na preservação e prevenção de problemas associados à voz. Como, por exemplo, a rouquidão, disfonia, afonia, especialmente em profissionais cuja utilização da voz é essencial.
Consulte os nossos especialistas!
A Terapia da Fala atua na prevenção, avaliação, intervenção e estudo científico das perturbações da comunicação humana. Ela inclui não apenas as funções associadas à compreensão e expressão da linguagem oral e escrita, mas também outras formas de comunicação não verbal.
Há várias situações em que tal deve suceder. Assim sendo, deixamos alguns exemplos, que não exclusivos: o seu filho tem mais de 2 anos e ainda não fala ou tem dificuldade em interagir com os outros e em se fazer perceber. Troca sons (na fala) ou letras (na escrita). Em jovem ou adulto gagueja e considera isso um problema, fica rouco ou tem dificuldades em projetar a sua voz, sofreu um problema de saúde (p.e. AVC) e tem dificuldade em falar corretamente.
A Terapia da Fala pode ajudar a melhorar a comunicação bem como a qualidade de vida de pessoas de todas as idades. Ao invés do que muitas vezes se possa pensar, a Terapia da Fala não é apenas para crianças. Do mesmo modo, com o apoio de um terapeuta da fala qualificado, é possível que o paciente vivencie uma melhoria significativa na capacidade de se comunicar com eficácia e confiança, especialmente em adultos que sofreram AVCs. Nas doenças que afetam a deglutição o Terapeuta da Fala é essencial para evitar dificuldades em engolir, em mastigar e impedir que o indivíduo se engasgue frequente.