- 210 549 566
- geral@almadacare.pt
- Marcar consulta
A Psiquiatria é, por definição, a área da medicina responsável pela pesquisa e tratamento da doença mental. O objetivo é prevenir, diagnosticar, tratar e reabilitar os distúrbios da mente.
Infelizmente, esta ainda é uma área clínica com uma conotação negativa associada. Porém, as perturbações mentais são consideradas cientificamente como doenças, e a sensibilização para a doença mental tem contribuído para desmistificar o tratamento psiquiátrico.
Entre as doenças mentais mais importantes na área da Psiquiatria estão patologias como a perturbação de ansiedade generalizada, a depressão, a perturbação bipolar. Mas também as doenças do comportamento alimentar (bulimia, anorexia), a perturbação obsessiva-compulsiva, entre outras.
Consulte os nossos especialistas!
Os psicólogos têm formação em Psicologia e intervém nas alterações emocionais, comportamentais e/ou cognitivas, recorrendo a diferentes abordagens e técnicas, como a psicoterapia. Por outro lado, os psiquiatras são médicos especializados em Psiquiatria que diagnosticam, avaliam e tratam as doenças mentais. E que podem prescrever medicamentos e trabalhando com uma equipa multidisciplinar para promover o controlo emocional, comportamental e controlar a evolução das patologias associadas à cognição.
Alguns dos sinais de que pode precisar de ajuda psiquiátrica incluem mudanças repentinas no humor, comportamento ou pensamento, dificuldade em executar as atividades profissionais e familiares, pensamentos suicidas, alucinações, delírios, ansiedade extrema, abuso de substâncias, ou sintomas persistentes de depressão ou ansiedade.
Um psiquiatra pode diagnosticar e tratar uma variedade de condições psiquiátricas. Não apenas, depressão, ansiedade, perturbação bipolar, esquizofrenia, transtornos alimentares, perturbação obsessivo-compulsiva, mas também transtorno de défice de atenção e hiperatividade, entre outros.