- 210 549 566
- geral@almadacare.pt
- Marcar consulta
A Medicina Interna é uma especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento de diversas patologias. Ou seja, o médico internista avalia o organismo como um todo. O que significa que diagnosticam e acompanham o tratamento de uma ampla gama de patologias, incluindo doenças cardíacas, pulmonares, renais, neurológicas e metabólicas e mesmo de doenças mais raras.
Assim, a Medicina Interna é uma especialidade médica que exige um amplo conhecimento do funcionamento dos diferentes órgãos e sistemas do corpo humano. Os internistas precisam de compreender os mecanismos fisiopatológicos das doenças, os sinais e sintomas a avaliar na prática clínica. Bem como os procedimentos diagnósticos, a ação dos medicamentos e os fundamentos da tomada de decisão médica.
São também os responsáveis por coordenar os cuidados de saúde dos doentes crónicos e polimedicados, que frequentemente necessitam de acompanhamento efetuado pelo médico internista. E simultaneamente de médicos de outras especialidades.
Consulte os nossos especialistas!
O médico internista atua como uma espécie de "detetive", que procura investigar a causa dos diversos sintomas e coordena o tratamento, fazendo a ligação com outros especialistas, quando necessário.
Em colaboração com especialistas de outras áreas, o médico internista diagnostica e trata doenças cardíacas, doenças pulmonares, doenças renais, doenças gastrointestinais, doenças endócrinas, doenças reumáticas e doenças infeciosas. Além disso, está preparado para o complexo diagnóstico e tratamento de doenças menos comuns.
A Medicina Geral e Familiar tem o seu foco na prevenção da doença, cuidando do indivíduo para que se mantenha saudável e efetuando o diagnóstico e tratamento de patologias comuns. Os internistas são especializados no diagnóstico diferencial de quadros clínicos mais complexos. E são responsáveis por efetuar uma avaliação do doente como um todo, bem como interligar sinais e sintomas das diversas patologias.